A Superintendência Municipal do Procon de Imbituba, através do Espaço Cidadão, Proteção e Defesa do Consumidor, identificou, nos últimos dias, um aumento no número de reclamações de aposentados e pensionistas do INSS quanto aos empréstimos consignados não contratados, mas, descontados dos beneficiários em folha.

Pelo sistema do Procon, só em relação a um dos bancos que atuam na cidade, houve 54 reclamações. No mesmo período de 2022, foram 12.

Segundo  superintendente do órgão municipal, João Miguel Nolasco,  o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza um serviço que permite aos aposentados e pensionistas o bloqueio ou o desbloqueio dos benefícios para a contratação de empréstimos consignados.

Como bloquear o empréstimo consignado?

Quanto ao bloqueio do empréstimo consignado do INSS, o procedimento é bem simples. A medida pode ser feita via internet, como no passo a passo abaixo:

1-    Acesse o aplicativo ou site “Meu INSS”.

2-    Informe o CPF e senha cadastrados (para o primeiro acesso, é necessário, apenas, realizar o cadastro).

3-    Busque pela opção “Novo Pedido”.

4-    Procure pelo serviço desejado, no caso a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”. Para facilitar, digite o nome na barra de pesquisa.

5-    Preencha os dados solicitados e siga as instruções indicadas na tela.

Durante o processo serão solicitadas algumas informações obrigatórias, tais como, o número de CPF do titular, ou  termo de tutela, curatela ou guarda (caso o pedido seja feito por um representante legal). Neste segundo caso, também será necessário apresentar um documento de identificação oficial do representante.

“Vale ressaltar que quem deseja realizar o procedimento contrário, ou seja, desbloquear os empréstimos, as etapas são as mesmas. Mas, quem deseja fugir dos meios digitais, o pedido também pode ser realizado pelo número 135”, disse o Superintendência Municipal do Procon de Imbituba, João Miguel Nolasco.