O Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) informou, por meio do último Censo Demográfico, que o município de Imbituba teve um aumento populacional expressivo na última pequisa, finalizada em dezembro de 2022.
A cidade do litoral já superou a marca dos 50 mil moradores e deve alcançar os 54.258 habitantes. Isso significa um aumento de 25,95%.
Em 2010, o IBGE registrou 40.170 moradores em Imbituba.
Os dados ainda são preliminares porque os agentes censitários continuam visitando as residências das pessoas ausentes. Por isso, os dados deverão confirmar, nos próximos meses, os 54.258 habitantes.
Mesmo sendo preliminares, os números já constam como oficiais pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Os dados, trazidos pelo Agente Censitário do IBGE, Guilherme Espezim Leal, foram apresentados, em reunião, ao Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, ao vice-prefeito, Clésio do Marcão, e aos secretários municipais.
Em 2010 foram recenseados 19.319 domicílios na cidade. Em 2022, a pesquisa atingiu 30.718 residências em Imbituba.
Segundo Guilherme Leal, o aumento populacional ocorreu, principalmente, por conta do crescimento de loteamentos e condomínios na cidade, com a migração de pessoas de outros municípios.
Vale destacar que 30% dos domicílios são considerados vagos, pois, as residências são utilizadas na temporada de verão para aluguel ou moradia temporária.
O Censo Demográfico conta, não só, o número de habitantes, mas, identifica as características e como vivem os moradores.
“Com os dados, será possível produzir informações para a definição de políticas públicas e para as decisões quanto aos investimentos por parte da iniciativa privada, além de influenciar, diretamente, na arrecadação da cidade através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, ressaltou o prefeito Rosenvaldo Júnior”.