O vereador Valdir Rodrigues (PSD) atento às necessidades dos pacientes portadores de insuficiência renal do nosso município, propôs a instalação de uma Clínica de Doenças Renais em Imbituba e, aprovado semana passada o projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária do Estado, este sonho está prestes a ser tornar realidade.
Em 08 de março de 2021 o vereador protocolou a Indicação nº 156/2021 onde solicitou tal clínica e, agora, passados mais de dois anos e muito esforço junto aos órgãos competentes do município e Estado a obra foi aprovada. O projeto prevê a reforma e ampliação do Hospital São Camilo para a implantação de uma unidade de ambulatório e diálise.
Hoje, Imbituba conta com 23 pacientes que vão até Tubarão realizar hemodiálise através do serviço de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), oferecido pela Secretaria de Saúde, mas a clínica também irá atender pacientes das cidades vizinhas Paulo Lopes, Garopaba e Imaruí.
Os pacientes vão três vezes por semana e passam quatro horas na máquina de hemodiálise, salientando que eles saem as 6h da manhã e retornam final de tarde, passando um dia inteiro longe de casa e enfrentando o trânsito da BR-101 indo e voltando de Tubarão. A hemodiálise é um procedimento compatível com a função dos rins em nosso corpo, retirando substâncias tóxicas e excesso de líquidos do organismo do paciente renal crônico através de uma máquina de hemodiálise.
Preocupado com o bem-estar e as implicações pós procedimento, o vereador Valdir Rodrigues, juntamente com a Enfermeira Nefrologista Sra. Alaluxa Barcelos, a Enfermeira especializada em Saúde Pública, Sra. Cristina Silveira, o Prefeito Municipal de Imbituba, Sr. Rosenvaldo da Silva Jr e o ex-paciente dialítico Lourival Martins (Vavá), o qual dará nome à nova clínica, transplantado ano passado, continuam lutando para que os pacientes portadores de insuficiência renal possam ter um tratamento justo e mais confortável próximo de seus lares.
Fonte: CMI