O estado de Santa Catarina está em alerta máximo contra a Influenza Aviária, doença provocada por um vírus, que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres, bem como, infectar os seres humanos que tiverem contato com os animais doentes. Em Santa Catarina não há casos registrados da doença, mas, a Secretaria de Estado da Saúde pede atenção.

Em caso de qualquer suspeita de influenza aviária, a CIDASC deve ser, imediatamente, comunicada através do telefone, 0800 643 9300. Caso alguma ave seja avistada doente ou morta, as pessoas não devem tocá-la.

 Os principais sinais clínicos observados nos animais são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.

 Mais informações:

https://estado.sc.gov.br/noticias/sc-nao-registra-caso-de-influenza-aviaria-mas-governo-reitera-alerta-maximo-as-medidas-de-biosseguridade/

 https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/proesa/publicacoes/livros/serie-dialogos-para-a-saude-unica-no-campo/dialogos-influenza-aviaria/dialogos-para-prevencao-da-influenza-aviaria-reduzido

Fonte: PMI