A produtividade logística do Sul do Estado terá melhorias a partir de encaminhamentos definidos pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf) junto com as empresas envolvidas na cadeia de transportes. Entre as soluções reivindicadas foram definidos ajustes na oferta de containers e preços dos fretes marítimos e extensão do ramal ferroviário dentro do Porto de Imbituba.
Os temas começaram a ser tratados no final do mês de maio quando empresários do Sul do Estado, a empresa armadora, a Aliança Navegação e Logística, a empresa que opera o terminal de contêineres do Porto de Imbituba, Santos Brasil, e a Autoridade Portuária foram convidadas pelo secretário Beto Martins a formar um Grupo de Trabalho para discutir soluções.
“O desfecho daquele primeiro encontro é apresentado agora, em 45 dias, com o envolvimento de todas as partes que sentaram na mesma mesa, relataram suas necessidades e construíram juntas as soluções necessárias”, afirma Martins.
“Chegamos a importantes resultados. O secretário está dirigindo muito bem a pasta, sendo resolutivo nas demandas, com uma boa condução das tratativas entre a Santos Brasil e a Aliança, responsáveis pelo Porto, e encaminhando soluções para as demandas dos usuários do Porto, tanto para os segmentos do arroz, cerâmico, e demais exportadores. Da mesma forma, para os que ainda não estão exportando, está se buscando alternativas para que isso aconteça, com possibilidades de rotas internacionais”, avalia o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valdecir Zanette.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli, considerou importante o diálogo com todos os envolvidos para se discutir as melhorias. O setor reivindicava maior oferta de contêineres e preços mais competitivos no frete.
“Acredito que vamos ter grandes resultados daqui para frente. Nosso objetivo, com todas essas demandas, é otimizar a cadeia produtiva do arroz e ter um melhor aproveitamento da estrutura do porto, para que os fretes fiquem mais em conta, bem como para que as condições sanitárias e quantidade de contêineres melhore”, ressaltou.
A Ferrovia Tereza Cristina e o Terminal Intermodal Sul (TIS) reivindicam a extensão do ramal ferroviário dentro do Porto de Imbituba. A proposta irá melhorar significativamente os custos e a produtividade logística.
“Saímos da reunião com ações propositivas para efetivamente resolvermos as questões discutidas. A condução da secretaria e resolução dos entraves é o tipo de postura que esperamos da gestão pública”, elogia o gerente-geral do TIS, Jeferson Montibeller.
O setor cerâmico, representado pelo diretor executivo do Sindiceram, Luiz Alexandre Zugno, também apresentou sugestões aos gestores da Aliança Navegação e Logística e Santos Brasil, o diretor-executivo Marcus Voloch e o diretor comercial Ricardo Buteri, respectivamente.
Durante a audiência, o secretário Beto Martins sugeriu um evento na Acic, em Criciúma, com a participação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Santos Brasil, Terminal Intermodal Sul (TIS), exportadores e importadores.
“Entre os eixos da nossa gestão está, justamente, o fomento aos negócios internacionais e a Acic tem buscado trabalhar na articulação de pautas neste sentido. Por isso vamos organizar este evento”, conclui Zanette.